Top 7 - Gastronomia de mestre

Quem não se apaixona por um prato bem elaborado e saboroso? É simplesmente irresistível! E quando fazem filmes com o tema gastronomia é ainda mais gostoso de assistir.

Pegando Fogo

O mais recente filme, que traz a gastronomia como tema principal, tem Bradley Cooper como protagonista. O ator vive o problemático chef de cozinha Adam Jones, ele já foi um dos mais respeitados chef’s em Paris, mas devido ao álcool e as drogas viu sua carreira fracassar. Mas, Jones não desiste e tenta recomeçar em Londres, a fim de conquistar a sonhada terceira estrela no badalado guia Michelin de restaurantes.

O filme é inusitado e bastante divertido, mesmo não se caracterizando no gênero de comédia, além de mostrar em detalhes pratos incríveis da alta gastronomia da Europa.

Sem Reservas

Neste belo clássico, Catherine Zeta Jones dá vida a perfeccionista chef Kate, que precisa se reinventar após a morte da irmã. Receitas suculentas e bem elaboradas são o cenário permanente do longa.

Sem Reservas tem o roteiro muito bem construído e inclui emoção, comédia e drama de forma única. O filme é uma versão norte americana do original alemão, chamado Simplesmente Martha, que traz praticamente a mesma trama, mas enfatizando aspectos diferentes.

Sob o Sol da Toscana

Difícil achar alguém que não adore comida italiana e em Sob o Sol da Toscana isso é evidenciado o tempo todo. O enredo conta a história da escritora Frances Mayes, que após se divorciar resolve mudar-se para a Toscana, na Itália. Lá ela reforma uma casa antiga, a fim de terminar um novo texto, mas acaba se encantando com as delícias da região, regada a bastante vinho.

Comer, Rezar, Amar

Estrelado por Julia Roberts, o filme retrata a vida de Elizabeth, que foi abandona marido, amigos e trabalho para conhecer três lugares paradisíacos: Bali, Itália e Índia. Durante a viagem, ela e experimenta muitas receitas típicas dos lugares, conhece templos de meditação e, também, se apaixona por belos homens, interpretados pelos atores James Franco e Javier Bardem.

Ratatouille

Mesmo se tratando de uma animação, Ratatouille não poderia ficar de fora dessa lista. O filme mostra as deliciosas aventuras do rato Rémy, que ajuda Alfredo, o filho de um famoso chef da região, a cozinhar. Juntos, eles tentam recriar uma sopa de sucesso, mas acabam misturando ingredientes, tornando o antigo restaurante, o melhor de toda França.

Não tem como não se encantar pelo filme e ficar desejando os pratos feitos pela dupla.

Volver

Penélope Cruz estrela o famoso filme de Pedro Almodóvar. Nele, a atriz interpreta Raimunda, que volta a cidade natal, após um acidente matar seus pais, empenhada a recomeçar e criar a filha Paula. A trama foca nas peculiaridades do mundo feminino e faz referências à culinária espanhola.

Chef’s Table

Produzido pela Netflix, Chef’s Table é um documentário que acompanha seis dos mais recentes e renomados chefs internacionais, mostrando suas vidas e cozinhas. Em cada novo episódio, um chef é destacado e revela seu olhar particular e paixão pelo universo gastronômico.

Todo dia 7 de cada mês essa coluna irá trazer dicas de filmes e seriados sobre temas específicos. Esse mês o tema foi “Gastronomia de mestre”, sugerido por uma leitora. Você também pode escolher o tema do próximo mês nos comentários.

Qual tema você quer ver aqui em outubro?

Leia também: Top 7 - Sereias encantadoras / Top 7 - Bruxas poderosas / Top 7 - Os Mais Belos Romances / Top 7 - Clássicos da Sessão da Tarde

Escrito por Isabel Tavares

Jornalista, apaixonada por histórias e pela arte de encantar pessoas através da escrita. Tenho 22 anos e amo moda, cinema, seriados e histórias encantadoras. Visite meu site: isabeltavares.com // Baixe o meu e-book "Entre a Fé a Paixão" aqui