Elas são misteriosas, lindas, sedutoras e cheia de poderes, que vão além da imaginação. Divididas entre o bem e o mal, as bruxas ou feiticeiras, como preferir chamar, adotam papéis tanto bons quanto maus no universo cinematográfico e televisivo.

O que não dá para negar, é que, independente dos lados, elas sempre ganham destaques nos filmes e seriados de TV, ao surgirem toda-poderosas vencendo qualquer inimigo.

Twitches: As Bruxinhas Gêmeas 

top-7-bruxas-poderosas
Baseado na série de livros, Twitches, o filme da Disney Channel já passou diversas vezes na sessão da tarde, trazendo como protagonistas as poderosas bruxas gêmeas Alex (Tia Mowry) e Camrym (Tamera Mowry). Elas foram separadas assim que nasceram e adotadas por famílias diferentes. Mas apenas aos 21 anos descobrem que são irmãs, possuem poderes, nasceram em um lugar paralelo e seus verdadeiros nomes são Artemis e Apolla DuBaer.

Com tudo explicado, as gêmeas descobrem que juntas seus poderes são ampliados e precisam se unir para salvar sua terra natal. As bruxas de Twitches possuem um colar que potencializa suas habilidades. Uma tem o pingente de Lua e a outra de Sol, quando unidos geram poderes sobrenaturais incríveis. O colar foi dado pela mãe das gêmeas, que também é uma feiticeira bastante habilidosa, a rainha Miranda (Kristen Wilson).

O filme fez tanto sucesso que a Disney também lançou o Twitches: As Bruxinhas Gêmeas 2, que é tão legal quanto. Nesta trama, Alex e Camrym estão morando juntas, mesmo se odiando, e tentam resgatar o pai, que acreditam está vivo em outra dimensão. No segundo longa elas também estão mais poderosas e conseguem realizar mais coisas com seus feitiços.

The Secret Circle 

top-7-bruxas-poderosas
A série The Secret Circle se passe na fictícia cidade Chance Harbor, onde a adolescente Cassie Blake (Britt Robertson) vive feliz com a mãe Amelia (Isis Koschdoski), até a mesma morrer em um trágico acidente. Cassie então vai morar com a avó Jane (Ashley Crow). Lá, os habitantes da misteriosa cidade parecem saber mais sobre ela do que ela própria, no entanto, a jovem logo faz amigos.

As coisas começam a ficar estranhas quando Cassie está junto dos novos amigos e o grupo explica a ela que eles são descendentes de bruxas, e a estavam esperando para se juntar e completar a nova geração do Círculo Secreto. Cada membro do círculo possui um elemento, o de Cassie é o sangue. 

A líder do Círculo Secreto, Diana Meade (Shelley Hennig) tem como elemento a terra e deseja usar a magia para o bem. Adam Conant (Thomas Dekker) é o primeiro a mostrar a magia para Cassie, seu elemento é a água. Outro membro do grupo, a bruxa Faye Chamberlain (Phoebe Tonkin) tem uma visão aguçada e tem como elemento o metal. Faye tem uma melhor amiga, a bruxa Melissa Glaser (Jessica Parker Kennedy) que possui o ar como elemento. Melissa tem um namorado, o também bruxo, Nick Armstrong (Luois Hunter) e seu elemento é o fogo. Fora do círculo também há bruxos e bruxas, considerados do mal, como o irmão de Nick, Jake Armstrong (Chris Zylka), que compartilha do mesmo elemento do irmão.

Witches of the East End 

top-7-bruxas-poderosas
A série televisiva é uma adaptação do romance de mesmo nome da escritora Melissa de la Cruz. “As Bruxas do Extremo Leste”, em tradução livre para o português, conta a história da família Beauchamp. A poderosa bruxa imortal Joanna (Julia Ormond) tem duas filhas, Freya (Jenna Dewan) e Ingrid (Rachel Boston), e pode curar e trazer pessoas de volta a vida. No entanto, Joanna é vítima de uma maldição terrível, que a condena a sofrer com a morte das filhas ainda jovens, ou seja, elas morrem e depois a bruxa engravida novamente delas, em um ciclo sem fim. 

Cansada da situação, a matriarca da família Beauchamp decide lançar outra maldição para proteger as filhas da morte, resultando nas mesmas não saberem sua origem. Mas, logo tudo muda com a volta da irmã de Joanna, a também bruxa Wendy (Mädchen Amick). Ela vem contar que um grande inimigo sobrenatural quer se vingar de todos os Beauchamp e as jovens Freya e Ingrid precisam dominar seus poderes para vencer.

Freya, a filha caçula, tem o dom de criar poções e encantos, e sempre foi uma jovem dramática, inquieta e apaixonada. Já a mais velha, Ingrid, é uma vidente poderosa, que na vida comum, quando não tinha noção de suas habilidades, trabalhava como bibliotecária.

Dezesseis Luas

top-7-bruxas-poderosas
O romance juvenil escrito por Kami Garcia e Margaret Stohl, Beautiful Creatures, deu origem ao filme Dezesseis Luas. Nesta produção, as bruxas são retratadas de forma diferente e mais profunda. 

A atmosfera do longa tem um o ar sombrio; cenários florestais e úmidos; e um figurino bem gótico, características que proporcionam um ambiente de mistério digno de uma trama com bruxas. Na cidade de Gatlin, vive Ethan (Alden Ehrenreich), um estudante que tem tido sonhos estranhos com a bruxa Lena Duchannes (Alice Englert), o que ele não imagina é que ambos estão ligados pelo destino de uma forma sobrenatural e misteriosa.

Em Dezesseis Luas, Lena está prestes a completar 16 anos e com isso uma decisão precisa ser tomada, a Lua irá chamá-la para o bem ou para o mal. E o próprio futuro não está em suas mãos e não depende dela, mas sua força e o amor que carrega consigo a fará reverter essa situação.

Além de trazer lições, o filme (e o livro) revela o mundo dos bruxos/feiticeiros de uma forma bem peculiar, sem ferir tradições ou quebrar conceitos, é apenas tratado de maneira diferente, e nem se quer são chamados durante a produção.

Salem 

top-7-bruxas-poderosas
Tendo como base a perseguição das famosas Bruxas de Salém, no final do século 17, o seriado se passa justamente nesse período. John Aldem (Shane West) é um guerreiro, que fica sete anos afastado e retorna a sua cidade natal, Salem, a fim de salvar a região das bruxas. O que ele não sabe, é que seu grande amor do passado, Mary Sibley (Janet Montgomery), é uma dessas poderosas e temidas feiticeiras.

Mary é a mais forte do clã de Salem, mas tem segredos que ameaçam sua liderança na cidade. Tituba (Ashley Madekwe) também é bruxa e cúmplice de Mary em seus segredos. Já Anne Hale (Tamzin Merchant) descobre ser uma bruxa ao longo da série e se apaixona por John. Mas não são só bruxas que reinam em Salem, há também o bruxo Hale (Xander Berkeley), que atua na cidade como magistrado e político, e ainda é pai da jovem Anne.

No entanto, a poderosa Mary tem uma inimiga, a Condessa Marburg (Lucy Lawless). Ela é uma das últimas bruxas de uma longa linhagem alemã. Bastante poderosa, ao longo dos séculos assumiu várias identidades, sempre voltando ainda mais poderosa, por meio de um banho com o próprio sangue, que a rejuvenesce e a torna mais bonita.

Sabrina: Aprendiz de Feiticeira

top-7-bruxas-poderosas
Quem não adorava a bruxinha Sabrina? O primeiro episódio do seriado, que conta a história da jovem bruxa, foi lançado em 1996 e depois vieram diversos filmes com a loirinha. Sabrina Spellman (Melissa Joan Hart) é uma adolescente, que aos 16 anos descobre possuir poderes sobrenaturais e ser uma bruxa bastante habilidosa. Por conta disso precisa escondê-los na escola e para os amigos mais próximos. Ela é sobrinha de duas irmãs atrapalhadas, Hilda (Caroline Rhea) e Zelda (Beth Broderick), também bruxas, que vivem com ela e seu gato preto falante, chamado Salém. 

Assim que descobriu seus poderes, Sabrina precisou se afastar da mãe, que não sabia de sua origem poderosa, para treinar suas habilidades. Pois no início, a maioria de seus feitiços não davam certos, o que causava bastante confusão. 

O seriado mostra quase toda a vida de Sabrina, seus problemas de adolescente no colegial, seu primeiro namorado, as aventuras da faculdade e por fim, até, seu casamento. Cada momento vivido com bastante cuidado para não revelar seu maior segredo, que é ser uma bruxa.Sabrina também descobre, que toda família de bruxos tem um segredo ainda maior, e no caso da família Spellman, todos os membros têm um gêmeo mau.

Charmed 

top-7-bruxas-poderosas
O seriado norte-americano, que no Brasil recebeu o título de Jovens Bruxas, relata a vida das três irmãs Halliwell, as mais poderosas e bondosas bruxas da comunidade sobrenatural Charmed Ones. Cada uma delas possuem poderes em particular, que são desenvolvidos a medida que os controlam. As Charmed Ones, ou  Encantadas na versão brasileira, vivem em uma mansão na Califórnia, onde usam seus dons para defenderem inocentes contra bruxos, feiticeiros, demônios e outras criaturas sobrenaturais que vivem no submundo. 

As irmãs Prudence (Shannen Doherty), Piper (Holly Marie Combs) e Phoebe (Alyssa Milano) são fruto de uma profecia, feita pela primeira bruxa de sua linhagem. Ela dizia que um dia nasceriam três bruxas boas com poderes para combater forças maléficas, se tornando as bruxas mais poderosas de todos os tempos.

Prudence, também chamada de Prue, a mais velha das irmãs, tem o poder de telecinese, mover objetos com a mente, e, mais tarde, desenvolveu a habilidade de projeção astral. Piper, a irmã do meio, tem o poder de parar e acelerar moléculas, resultando em efeito de explosões. Já Phoebe, a caçula do trio, tem o poder da premonição, recebendo mais tarde o de levitação e ainda o de empatia.

 

Além de receberem o papel principal nessas produções, as bruxas também ganham notoriedade em outros títulos, mesmo não sendo as protagonistas. Não dá para esquecer a Bonnie Bennet, de The Vampire Diaries, a poderosa Davina de The Originals e tantas outras bruxas super requisitadas em tantos filmes e seriados espalhados por aí.

 

Todo dia 7 de cada mês essa coluna irá trazer dicas de filmes e seriados sobre temas específicos. Esse mês o tema “bruxas poderosas” foi sugerido pela leitora Thaís. Você também pode sugerir o tema do próximo mês nos comentários.

Qual tema você quer ver aqui em julho?

Leia também: Top 7 – Sereias encantadoras

4 comentários

Jornalista, apaixonada por histórias e pela arte de encantar pessoas através da escrita. Tenho 23 anos e amo moda, cinema, seriados e histórias encantadoras. Visite meu site: isabeltavares.com // Baixe o meu e-book "Entre a Fé a Paixão" aqui

Deixe seu comentário

  1. LeResponder

    No próximo mês pode ser personagens que possuem os mais belos amores. Aqueles que fazem tudo o que podem, e mesmo não sendo correspondidos, sabem que do amor nunca se deve desistir, pois ele é o que sustenta!!

  2. Isabel TavaresResponder

    Que lindo e ótima ideia, Le. Anotado na listinha do Top 7. Obrigada por dá a sua sugestão aqui. Beijos.

  3. Juliana MedinaResponder

    Ei, colocar spoilers não é legal! Estou assistindo Charmed e levei um puta spoiler lendo a “sinopse”!

  4. Isabel TavaresResponder

    Ops! Me desculpa! Mas como a série é antiga pensei que não seria problema contar os poderes de cada bruxa. Não foi a intensão contar spoilers.