Outro dia conversando em uma roda de amigos, surgiu o seguinte assunto "O que mais te irrita na outra pessoa quando você termina o relacionamento com ela?", e as respostas foram ótimas. Achei tão construtivo que decidi compartilhar com vocês. Afinal, quem nunca, né? 

10-coisas-que-voce-nao-deve-fazer-apos-terminar-um-relacionamento

 

1- Não tente mostrar ao mundo que você está feliz, afinal, se você está mesmo feliz, isso será perceptível naturalmente. Você não precisa forçar felicidade, e muito menos sorrisos a todo momento. Ninguém é feliz o tempo todo, e quem demonstra ser, bem, já sabe. Está querendo mostrar algo que não é.

2- Nada de ficar querendo se enturmar com os amigos/amigas do ex, pra que isso? A não ser que vocês sejam do mesmo círculo de amizades, isso é completamente desnecessário. Fica parecendo que você está desesperada para provocar ele, e isso é bem patético.

3- Ok, você pode ir para a balada. Ok, você pode beber quantas garrafas de vodka você quiser. Ok, você pode ficar com 77 pessoas na mesma noite. Mas qual a necessidade de postar foto de todos os momentos, e relatar tudo isso online? Será que você é uma pessoa que ama fotos, ou só quer mesmo mostrar que superou para o ex? Reflita.

4- Indiretas em redes sociais é tão 2007… Sério. Admiro muito aqueles casais que terminam um relacionamento, e você não vê nem uma indireta sequer no seu feed. Indireta é coisa de gente que tá engasgada, coisa de quem não superou. Chega a ser infantil, e para os que assistem de camarote, é motivo de piada. Por favor, sem indiretas nas redes sociais.

5- Não fale mal de quem esteve ao seu lado. Mesmo que o relacionamento não acabe da melhor forma, sair falando aos quatro cantos do mundo todas as coisas de ruins da pessoa (ou até inventar coisas a respeito!) que você se relacionava chega a ser covardia. É um golpe baixo que só quem já tomou, sabe como é. Sei que a raiva, e o ódio podem dominar por um tempo, mas guarde isso para si mesmo. Não humilhe pessoas que você um dia já disse amar.

6- Não tente arrumar um novo ''amor da sua vida'' para substituir. Isso é muito comum, você termina com a pessoa, dá um mês ela já está namorando com outra, noivando, postando fotos de aliança no Instagram. Se você preza por um coração mais tranquilo, não faça isso. Primeiro porque não funciona, segundo porque… Não funciona!

7- Não se humilhe. Se você quer voltar, peça uma vez, duas no máximo, se a pessoa continuar negando e dizendo que não vai rolar… Sem mais insistências. Isso vai destroçar o seu coração, e você pode acabar em uma posição inaceitável, do tipo, aceitar ser uma das 4 ficantes que ele mantém só pra ficar mais um pouco com ele. Tenha amor próprio, segure esses dedinhos que querem mandar mensagens loucamente. Pelo seu próprio bem!

8- Pra que deletar, bloquear, mandar matar? Tem gente que é extremista demais, e isso é da pessoa. Eu entendo. Mas não consigo entender essa necessidade de expurgar o ódio, fica parecendo que você se importa demais, sabe? Terminou? Ok. Se o ex não te incomoda, deixa ele lá quieto no canto das suas redes sociais. A não ser que as postagens dele te incomodem (se ele mandar indireta, por exemplo), não vejo motivos para deletar/bloquear. Daí quando as coisas esfriarem, e se você quiser deletá-lo do facebook, vai fundo. Não vai soar mais tão infantil.

9- Não tente ser amigo de ex.  Deve haver o respeito, sim, se encontrar na rua, cumprimenta, mas amigos? Amizade é uma palavra forte demais para quem já viveu um amor. Não existe amizade entre ex, a não ser que a amizade tenha existido antes do amor, virou amor, e voltou a ser amizade. Mas eu não acredito muito nisso, sério. Acho que nessa de ser amigo, um sempre vai se machucar com as coisas que o outro conta, e vai ser inevitável não sentir um pouquinho de dor ao ver ele com outra pessoa, e saber que agora você é apenas a amiga.

10- Não fique com aquela pessoa que você tanto falava mal, e que tanto assombrava seu relacionamento. Sempre tem uma pessoa assim por trás de quase todo relacionamento, pode ser uma piriguete, um ex namorado, enfim, uma pessoa problema. Daí terminar o relacionamento, e logo correr para os braços dessa pessoa? É nítido que a intenção era machucar o outro, e isso mais uma vez, é infantil e patético. Você não precisa se rebaixar tanto.

E aí, o que você acrescentaria nessa lista? Concorda com ela? Deixa ai nos comentários 🙂

91 comentários

Isabela Freitas tem 25 anos, mineira, atualmente em São Paulo, mas vive mesmo no mundo da Lua. Gosta do número 7, amores de arrancar o coração, bichinhos de rua e músicas fofinhas. Ah, ela adora signos também. Sagitariana, teimosa, sincera, sonhadora, dramática e um pouco exagerada. Mas só um pouquinho. Autora dos livros "Não se apega, não" e "Não se iluda, não", e você pode comprá-los aqui. Juntos eles já venderam 500.000 exemplares e até hoje eu não acredito nisso.

Deixe seu comentário

  1. Letícia SullyvanResponder

    Não seja um marica! Fazer fofoquinha pra sua mãe de algo que aconteceu em 1815 e a mesma fazer gracinha comigo, não mudará o quanto você é idiota!

  2. AlineResponder

    Muito isso, o duro é que a gente sempre acaba fazendo alguma dessas coisas (ou todas) hahaha a verdade é que só o tempo pra dar a maturidade pra pessoa se tocar que acabou e parar de tentar provocar o ex

  3. Maria CarolinaResponder

    Acho que aqui você pede pra aprovar primeiro né? Espero que sim. Só pra te avisar que você escrever “presa” em vez de “preza” e daqui a pouco vai te gente falando, porque sabe como o povo é.
    No mais, post ótimo como sempre! Você é a melhor! 🙂

  4. BiancaResponder

    Então Bebela, uma boa dica é NÃO STALKEAR O EX! Sério, tem gente que quando termina um relacionamento tem a necessidade de ver cada passo que o outro está dando. Aí acaba vendo que não quer e fica naquela “deprê”.

  5. leticia gurgelResponder

    Bela, amo seus textos e amei essa lista, concordo c tudo, apesar de que hoje o meu melhor amigo é o meu ex kkkkk sabe quando termina uma relaçao e pergunta se ainda podem ser amigos e é sere papo furado? Kkk entao, no nosso caso deu certo, ja eramos bem amigos antes de namorados e hoje em dia somos quase irmãos, confidentes msm, e namoramos quase um ano. Todo mundo acha q isso é brincadeira, dificil de acreditar msm ne kkkk a gente viu q se amava mas nao como namorado kk. Beijo bebela linda ♥♥

  6. Ana LuResponder

    Eu passei por isso em 2012, e realmente foi a pior época possível…
    Mas é engraçado, porque no momento você acha que não tem mais volta, você tá no fundo do poço e de lá não vai mais além. Depois passa um tempo (meses, até anos) e você olha pra trás e ri de tudo.. Ri não de deboche de si mesma, mas porque você realmente cresceu. E não é baseado nas frases clichês de instagram hahah
    Achei bem legal a lista, mas acho interessante também levantar dicas para si mesma numa questão mais interior, mais psicológica.
    Terminei com meu ex na época de escola ainda, e ele era da minha sala. Juro que até hoje me pergunto se foi bom ou ruim isso.. Ruim porque todo dia via ele e desabava, chorava da primeira até a ultima aula, e continuava até dormir.
    Mas talvez seja exatamente por isso que uns 7 meses depois, entre férias e minha mudança de escola, acabei encontrando ele várias vezes em festas e tal. E devo dizer que não me afetou nem um terço do que eu imaginei.. Óbvio que embrulhos no estômago não somem do nada, vão diminuindo aos poucos… Mas tenho certeza que o motivo foi que eu ‘aprendi’ a conviver com o fato da existência dele sem ser como meu namorado.
    Perdi o foco haha mas basicamente o que eu quis dizer é que além de todos os itens dessa lista, o mais importante é manter a calma e refletir antes, para que esses erros citados não te trazerem sérias conseqüências depois. No período do término é difícil mesmo e a gente tende a ser mais impulsiva que qualquer coisa, sem nem pensar duas vezes.

    Vai doer? Vai. Vai demorar? Talvez. Mas eu posso garantir por experiência própria que uma hora passa.
    E aderindo ao clichê… “O que não mata te fortalece”. Verdade.

  7. LaryssaResponder

    e quando passa tempo e nada muda e vc ta merda , e o relacionamento não reata por questão de orgulho ? 🙁

  8. MayaraResponder

    estou passando por isso e pior meu ex pediu um tempo querendo manter contato e agora descobri que ele esta namorando a vizinha 🙁 e até levou na familia ….estou com o coração em pedaços…

  9. DaianeResponder

    Isa, terminei meu namoro a um mes e eu estou bem, afinal um fardo saiu das minhas costa. Porém ele não acredita e pra piora tenho tres afilhados com ele. E um deles ficou doente e fui visita-lo na casa dele que é a mesma casa do ex. Ele posta indiretas e mais indiretas. E eu acabei que excluir ele do meu facebook! Sera que fiz errado? !

  10. Ana CarolineResponder

    ISAAAAA NÃO FAZ ISSO COM MEU CORAÇÃO 🙁 NEM UMA? “4- Indiretas em redes sociais é tão 2007… Sério. Admiro muito aqueles casais que terminam um relacionamento, e você não vê NEM UMA indireta sequer no seu feed.”

  11. DiegoResponder

    La vem história!
    Pelo que percebi, acho que essa vai ser uma das poucas opiniões masculinas, mais como percebi o assunto e bem cabeça aberta., então por que não desabafar…rs!

    A cerca de um ano terminei meu casamento por uma serie de fatores, dentre eles a frustração como homem em não me sentir desejado, queria viver de maneira mais limpa e fazer com que minha esposa entendesse o quanto eu era importante, não fui atrás de ninguém ou nem mesmo tinha alguém envolvido, apenas sai de casa coisa que ela jamais achou que iria acontecer, dentre os fatos tivemos falhas dos dois lados pois todos erramos, (acho que ficar culpado o outro e não assumir sua parcela de culpa nunca dá certo). Com isso demos esse tempo achei que conseguiria me distanciar mais não foi o que aconteceu, durante 1 ano e 6 meses (até hoje) tivemos momentos bons e momentos ruins, mais nunca nos distanciamos, e não posso negar ela sempre quis voltar, mais infelizmente sempre com muitas imposições, as quais eu não achava certo, por que você forçar alguém a agir da forma que você quer nunca é sadio para um futuro que venha a acontecer, isso sempre vai ter um reflexo la na frente não da pra negar. Pois bem o tempo passou e eu vive minha vida conheci gente diferente e tudo mais, porém minha rotina sempre foi pacata, não virei a vida do avesso curtindo ou saindo com Deus e o mundo, pois não conseguia esquecer minha esposa, ou seja ‘sempre fiquei com um pé em cada canoa”, mais nunca me relacionei com ninguém, mais também não podia ser hipócrita de achar que ela também me esperaria pra sempre, pois a unica coisa que queria é que ela mudasse mais nunca mudou e do contraio também não lotou pelo meu amor, sendo assim a pouco fiquei sabendo que ela saiu com outro homem… Então… foi ai que toda a quela incerteza as duvidas, questionamentos e a esperança que ela mudaria e que voltaríamos foi por água abaixo. Partindo deste principio engoli meu orgulho e percebi que a dor que senti era mais forte que eu, e que não estava valendo a pena manter minha postura, pelo simples fato de não querer ceder… e foi ai que fiquei de 4 e baixei a guarda abri o coração o mais sincero possível joguei todas as cartas na mesa, mais aquilo que ela tanto pediu durante um ano e 6 meses derre pente parece que sumiu, ao menos uma esperança a final não pedi pra casar novamente apenas pedi um novo começo, mais em fim não é isso que está acontecendo e acho que o time passo, fico triste por a outra parte não ser humilde de descer do salto, mais fazer oq eu plantei agora to colhendo da pior maneira.

    abraços…

    Obs: seguirei na luta!!!!

  12. nadiaResponder

    ai, me ajuda, mas vc não ficou mal com o término? demorou muito a chegar a esse nível?

  13. NatáliaResponder

    Acho que esse negócio de ser amigo de ex realmente não funciona, por mais que vocês tenham sido amigos antes do namoro. Ainda mais se o término foi consenso e não necessariamente por falta de amor! É muito difícil evitar revivals e não conheço um casal que tenha conseguido ser “só amigo”. Tem tanta gente aí pra cultivar amizade, por que logo ex?

  14. ShállonResponder

    Concordo em gênero, número e grau! Pessoas que não sabem enfrentar o fim de um relacionamento, não estão prontas para estar em um. Beijos

  15. DricaResponder

    Oiiiie… eu acabei de terminar um relacionamento há duas semanas, ele era meu primeiro namorado e primeiro em praticamento tudo msm.. kkk nao terminou mt bem, acho que lendo todas essas dicas maravilhosas até que me sai muito bem!!! Sou muito na minha, mais caseira e nada festeira. Meu erro maior no relacionamento foi deixar de fazer tudo e achar que ele iria fazer o mesmo…kkkkk atitude mais sem noçao que tomei na vida. Hoje estou solteira e sinto que apesar de eu estar conseguindo seguir em frente … falta o fato de ” me amar” . Ao terminar eu o bloqueei no whatss somento pq face eu ja nao tinha mais a uns meses, bloqueei para eu nao me martirizar e sofrer vendo-o online e tals.. Mas nao por odio dele so por mim msm ! Sei que nao deveria ter feito isso mas fiz rsrs, mas foi só. Doeu e doi ate hoje… fui procurar amigos nao para desabafar mas para tentar ter aquele vinculo com eles novamente, e isso so me entristeceu mais pq vi que nao tenho mais amigos nenhum.. sou somente eu e Deus. Mas estou bem … recomecando, nao desisto! E para ressaltar tudo o que li aqui nesta pagina aconteceu comigo… quer saber se ele me procurou? NAO! eu tola achando que só pq ele no comeco da relaçao fex uma tatuagem grande com meu nome … nunca iria acabar! ele foi muito bom pra mim.. mas acho que foi o melhor ter acabado pq como primeiro amor me apeguei demais e no fim acho que virou comodismo custume .. um gostar fraco e nao o amar como era antes! Enfim ameiiii mais do que posso descrever essa pagina… obrigada bjsss

  16. BrunaResponder

    Isabela, você não sabe como seu blog vem me ajudando, ver histórias parecidas com a minha e ver que pessoas passam pelas mesmas coisas que eu, me fortalece! Seguir esse caminho foi a melhor escolha que você fez, pode acreditar. Continue aqui conosco, firme e forte. Meus parabéns.

  17. Samilla OliveiraResponder

    terminei um relacionamento a mais ou menos uns 3 anos e meio..soube q meu ex disse q foi ele que quis terminar,na verdade eu quem quis.Não adianta insistir num relacionamento q sabe q nao vai dar certo. Além de q ele ficava falando mal de mim para o meu Marido Atual….trabalhavamos todos juntos , por muita coincidencia. hj esse meu ex casou. nunca mais o vi. ta otimo desse jeito !!!!!

  18. RobertaResponder

    Olá Bela, o meu relacionamento terminou há mais ou menos 1 ano, e como você disse não dá pra ser amigos, e no meu caso é mais complicado temos uma filha juntos, ele sempre vem aqui, conversamos muito, ficamos bastante juntos nós 3, e hoje ele está com outra, mas de tanto intimidade e de tanto estarmos juntos as vezes acho que ainda gosto dele.
    Bjo e adoro ter trabalho!

  19. IsabellaResponder

    Não concordo com o fato da pessoa não poder namorar logo em seguida ao término do namoro. A pessoa que terminou o relacionamento relacionamento por agora, podia muito bem não dar a mínima pra ex é sentir algo por outra pessoa que ele não sentia pela ex, algo novo e mais intenso. Por mais que as vezes pareça que não dá certo, Oq ele viver agora (mesmo por pouco tempo) pode ser mais verdadeiro é intenso pra pessoa. Falo isso Pq meu atual namorado terminou tem 4 meses um relacionamento de 2 anos e pouco, e consigo perceber que o que ele tinha com ela era costume, não atração nem amor. Inclusive a ex dele fez toda essa lista ai, o que eu achei bastante humilhante da parte dela. Bom, por mais que as vezes esse meu relacionamento não dure, pelo menos eu tenho a certeza de que não é por causa da ex recente dele.. Beijo Isa

  20. 10 COISAS QUE VOCÊ NÃO DEVE FAZER APÓS TERMINAR UM RELACIONAMENTO | Fofoca Na RedeResponder

    […] Via:isabelefreitas […]

  21. Término de namoro: Quais atitudes a se tomar! Responder

    […] tente ser amiga de EX: Deve haver o respeito, sim, se encontrar na rua, cumprimenta, mas amigos? Amizade é uma palavra forte demais para quem já viveu um amor. Não existe amizade entre ex, a não ser […]

  22. lucianaResponder

    Eu quero terminar, e não consigo, e o pior ele trabalha comigo,

  23. DebbyResponder

    Meu atual tem uma filha com a ex, postei uma foto nossa em uma rede social e ela o bloqueou em tudo.
    Sera q ela ficou brava ?
    Me sinto culpada pois ela pode afastar a filha dele

  24. AnaResponder

    Término de relacionamento é uma treva. Não tem como estar preparado porque sempre vai ter algo novo num término.
    Não adianta …a única coisa possível num primeiro momento é tentar se esforçar para manter a calma.Não tem como a pessoa fingir que não está acontecendo nada por isso é melhor ter um momento rock in roll de agonia e tristeza master e depois lutar para seguir em frente.
    Lutar mesmo gente porque se vc amava de verdade…doi demais saber que a outra pessoa não vai mais fazer parte da sua vida…

  25. AnaResponder

    Oi Isabella,
    acho que a dica foi no sentido

  26. AnaResponder

    Oi Isabella,
    Acho que a dica foi no sentido de que, as vezes, a pessoa ainda está se recuperando do término mas, se engata em outro relacionamento para encobrir a dor ou não enfrentar a realidade.Nesse caso o ideal é que a pessoa tenha um período para refletir e se sentir bem consigo mesma.Entender e processar os acontecimentos para que possa viver bem no próximo relacionamento.Dessa forma, o futuro namorada(o) não passará por conversas sobre os erros de um relacionamento do qual não fez parte.

  27. NikaResponder

    Amei seu article! Isso mesmo,nao deu certo com ele(a) parte pra outra, vai ser feliz. O mundo e muito grande e tem homens e mulheres a vontade.
    Seja feliz e deixa o outro ser feliz

  28. NayaraResponder

    Olha, eu ponho fé em amizade entre ex-namorados, sim. Porque não é uma simples questão de ter um amigo na prateleira e substituí-lo por outro, a amizade é uma coisa que nasce naturalmente, mesmo que ela um dia tenha se misturado a esse tipo de amor que rege as relações entre um casal. A amizade nada mais é que um tipo de amor abnegado do interesse sexual, e o amor é uma coisa que deve ser cultivada sob todas as formas; não é algo que se mata assim, como se fôssemos trocar um objeto que não nos serve mais porque existem outros melhores por aí. Eu concluo o seguinte nesse tipo de situação: se um dos lados não está disposto a manter essa amizade – ou nascida antes do amor ou nascida com ele, tanto faz – , então o outro lado deve se afastar em respeito aos sentimentos do outro, sejam eles de mágoa ou de falsas esperanças. Mas se as duas pessoas se dão bem e dão valor ao que construiu, aprendeu e viveu com o outro, por que fingir que aquela pessoa que tanto amamos nunca existiu e apagá-la de vez da nossa vida? Isso, sim, é agir covarde e infantilmente. É claro que muitas vezes é preciso um tempo longe um do outro após o término, mesmo com a madura decisão de manter um afeto, mas depois que o baque da separação e da solidão repentina passa, é só alegria! Acho que todos nós enfrentamos dificuldade em encarar de uma forma diferente aquela pessoa que já nos relacionamos intimamente, mas isso deveria ser apenas no início. Eu rezo para que nossa cultura emocional evolua ao ponto de todos aprenderem a transformar os monstros internos em sábios mestres e amigos. O mundo já tá cheio de rancor e desprezo pra se jogar algo bom e verdadeiro no lixo por não saber lidar com suas mudanças.

  29. Amanda BarbosaResponder

    Isa, você é o máximo! Obrigada, seus conselhos vão me ajudar muito! Beijos e sucesso!

  30. rafaelResponder

    TEM AQUELAS MULHERES QUE DIZEM QUE NÃO QUER COMPROMISSO PQ ACABARA DE SAIR DE UM MUITO COMPLICADO É VERDADE ISSO E ESTA FOCADA NA VIDA DELA
    OU

    CONHECI UMA MULHER FICAMOS QUATRO SEMANAS TUDO OTIMO ATE QUE ELA DISSE QUE EU TINHA CHEGADO NA HORA ERRADA DA VIDA DELA DEVO INVESTIR ? DESDE QUE TERMINAMOS NAO NOS FALAMOS COMO DEVO VOLTAR A FALAR COM ELA ? QUERO SUGESTOES RSRSR

  31. grazyResponder

    Eu e meu namorado terminamos hoje. tô triste é claro… vou dá o espaço dele,e depois vê o que acontece…

  32. Ana BeatrizResponder

    Aconteceu comigo srsrs fofocou pra minha
    mãe

  33. CarlinhaResponder

    Não sei mais o que fazer,namoro ou sei lá o que posso chamar esse relacionamento,a um pouco mais de dois anos,toda vida o cara mandou em mim,não sei o que faço,trabalhamos juntos e mesmo ele me fazendo muito mal não consigo ficar sem ele,as dicas me ajudaram,mais eu e ele já pulamos todas essas fases,gostaria de terminar ou fazer com que aquela cabeça dura dele mude, o que eu faço meninas me ajudem por favor?????

  34. GiseleResponder

    O mesmo aconteceu cmg gracas ha Deus o mei ex terminou não aguentava mais aonde eu ia tinha que daar explicação não tinha amigas não tinha ninguém não odiá falar cm ninguém no wats não trabalhava direito não comia não fazia nd tirei um peso das minhas costas ele parecia louco me,seguindo aonde eu ia quando ele terminou fiquei estranha mais agora gracas ha Deus quero uma pessoa que confie em mim não um louco…

  35. GiseleResponder
  36. GiseleResponder
  37. GiseleResponder
  38. AneResponder

    Isso Super tá acontecendo comigo.
    Muito Chato isso, Fico sempre triste �

  39. EduardaResponder

    Bom,já li os seus dois livros e os achei muito bons,mas como eu sou be teimosa,eu só comecei a praticar o que você ensina,depois da minha segunda decepção….
    Fazer o que,mais como você diz: “O AMOR VEM PROS DISTRAÍDOS”

  40. EduardaResponder
  41. NAthalieResponder

    … Diga para você mesmo o nome do único rapaz ou moça com quem você gostaria de estar (três vezes)… Pense em algo que queira realizar na próxima semana e repita para você mesmo (seis vezes). Se você tem um desejo, repita-o para você mesmo (Venha cá ANJO DE LUZ eu te INVOCO para que Desenterre e de onde estiver ou com quem estiver e faça ele ME telefonar ainda hoje, Apaixonado e Arrependido, desenterre tudo que esta impedindo que e vnha para MIM, afaste todos aqueles que tem contribuído para o nosso afastamento e que ele e nao pense mais nas outras… mas somente em MIM. Que ele ME telefone e ME AME. Agradeço por este seu misterioso poder que sempre dá certo. Amém…). Publique esta simpatia por três vezes, basta copiar e colar por três vezes em in forum diferente esta simpatia abaixo e logo em 48hs você terá uma linda surpresa, beijos Ainda esta noite de madrugada o TEU amor dará conta de que TE ama, algo assim acontecerá entre 1 e 4 horas da manhã esteja preparada para o maior choque de sua vida! Se romper esta corrente terá má sorte no amor. Deus vai lhe abençoar e sua vida não será mais a mesma

  42. DeniseResponder

    Concordo plenamente!

  43. DeniseResponder

    Concordo plenamente!

  44. Amanda tostes micas de OliveiraResponder

    Oiiiie namorei uma menina chamada Renathaa parrira Torres entre tantas idas e vindas que tivemos acabamos terminando mas amo ela e quero muito ela de volta bjs.

  45. jessica Responder

    muito bom esse papo de comversar elimina boa parte do q aflige os bons sentimentos td na vida é questão de saber comprender e tirar o q é realmente inportante o medo atrapalha muito não digo q não mais saber viver com sabedoria é muito bom???

  46. DianaResponder

    Tenho 42 anos namorei um rapaz com 19 anos ele sempre foi carinhoso comigo acreditei nesse amor tentei várias vezes terminar ele chorava sempre e eu não conseguiu terminar. Já terminamos várias vezes e sempre voltamos mãos festa vez está demorando terminei já temos 2/meses o amo muito só que de lá pra CA ele só mim.falar coisas que mim mágoa ele não ta com ninguém e sinto que ele mim ama.mais ainda pensa que eu estou com meu ex. Não sei o que fazer para ter ele de volta. Todos falam que a gente ainda vão voltar mais foi muito a falta dele.exclui ele do zap e ele mim excluiu do face.mim ajudem

  47. PaulaResponder

    OI, estávamos há 4 anos e ficamos noivos em abril estava tudo bem ate que um dia a ex dele apareceu e deixou confuso e ele achou melhor terminar que ele me ama mais e oo estou triste e antes de terminar agente ficou melhormelhor aapareceu a ex dele

  48. PaulaResponder

    Mas achou que era o melhor pra nos dois e ele me ama e eu também é o meu primeiro namorado em tudo estou muito triste sinto falta dele

  49. PaulaResponder

    Continuando no dia agente ficou ai conversamos e ele achou que erq melhor assim ele me ama mas ele ta confuso

  50. rafaelResponder

    terminei um namoro de 2 anos e 2 meses agente brigava muito etc, dai agente brigo etc… terminamos aii ela me chamava tudo aii eu ignorava ela aii fiquei sabendo que ela ficou com outro pra me provocar etc.. eu hein aii ela me pediu perdão etc como eu tenho um coração bom perdoei por ela ter ficado com outro nem liguei dai ela vem querer eventar coisas dizendo que quer um tempo agente já tava noivos terminamos faz 1 dia e ela nao para de me chamar no whats etc.. oque devo fazer devo ignorar ?? e ela nunca vai encontrar uma pessoa como eu sempre cuidei dela etc.. mais uma hora enjoaa

  51. rafaelResponder

    e sim paula da saudade até porque eu namorei 2 e 2 meses com uma menina agente noivou e depois terminamos e ela foi o meu primeiro amor e o primeiro e foda esquecer

  52. zikaResponder

    Cara doi mt mais solta a peia, ja passei por isso”se vc continuar vx so vai sofre mais

  53. GreiceResponder

    Eu terminei na quarta a noite e ontem meu ex já tinha outra! �
    Tá lá com ela agora.

  54. Alice Responder

    Terminei tem quase 3 meses já tive algumas recaidas, meu ex chama minha atenção de vez em quando como se estivesse junto comigo ainda, gosto muito dele mas não tenho coragem de falar nada afinal quem terminou foi ele, e pense que se ele me quisesse já teria vindo atrás, o que eu faço ?

  55. Andresa FrancyelleResponder

    No meu caso eu sempre me humilho.terminei só tem um mês mais dentro desse mês me rebaxei me humilhei promiti td pra ele q mudaria td em mim só pra salvar o nosso amor eu fiz de td pra ele cheguei até o ponto de mandar presente pra ele no trabalho dele e ele so me tratava frio mais me dizia q me amava mais ñ conseguia mais voltar e ficou so pedindo um tempo e isso ñ dar pq eu via q ela taça curtindo com os amigos e td saindo pras festas,farra e td mais eu perguntei a ele se ela tinha ficado com alguém depois q terminamos ou se tinha vontade ele so me disse melhor ñ responder para ñ piora as coisas fiquei mal msm fiquei doente e sem comer perdi 5 quilos quase cai em depressão ñ sei nunca tinha sentindo um amor tão verdadeiro q sinto por ele o tempo q agente passou juntas foram o mais perfeito na minha vida sabe aquele cara romântico?romântico msm então era ele ai do nada ele terminou do nada msm,ai cheguei em uma conclusão ela tá ai feliz com seus amigos curtindo e td mais e eu aki em casa depresiva ñ vou fazer o msm vou curti msm q meu pensamento esteja nele.Até teve uma festa antes de ontem ai ele posto no gp q estou tbm, q ia pra essa festa e falando um monte de coisa até q eu me manifestei e disse prima vamos tbm pra essa festa ai ela disse então a gente ficou só comentando q ia mais na verdade nem eu nem ela fomos mais fiquei so na vontade mais foi até melhor pq se eu tivesse ido tinha feito besteira,então ele foi com os amigos dele so q quando foi 4:30 da manhã ele liga pra mim eu ja vi neh escutar na terceira chamada ai atendi e o tratei bem frio ele disse sai aki fora estou aki na sua porta tipo eu fiquei preocupada com medo dele está muito bebado então quere fazer barraco enfrenta ao condomínio e isso ñ poderia acontever jamais então eu fui saber o q era ele veio com mimi pra o meu lado dizendo q me amava e so me fez chora ate q ele perguntou se eu tinha saido eu abestada falei q ñ q só tinha falado no grupo pra provocalo ele chega ficou feliz ele ficou falando comigo o dia td carinhoso e eu td fria eu falei pra ele q ia sair pra o niver da minha prima ate ai td bem ele so queria vim me ver na hora q td tivessem dormindo e eu ñ aceitava é como se ele tivesse vergonha da gente entende resumindo ai a gente conversando de boa ai do nada novamente ele manda uma msg acabou td Andresa me esquece finge q nunca me conheceu q nunca me viu,ai eu sem entender disse é o q? ele respondeu fica ai com sua vidinha so isso e me bloqueo eu fiquei mal e eu ja estava me recuperando fiquei triste so q eu arrumada pra ir pra o aniversário então fui chegando lá bebi por mais da conta sai do aniversário fui pra casa do meu primo com minhas amigas q estava tendo uma festinha la chegando lá comecei a chora por conta dele peguei meu celular tentei ligar pra ele so q ñ conseguia depois vinte pra casa.Quando foi hj descobri várias coisas dele e eu pensando q eu era a errada.Mais o q eu faço eu amo muito ele sei q ele me fez sofrer e está sofrendo mais ñ posso mandar no coração e tds falam q se um dia ele pedisse pra voltar e se aceitasse eu seria uma optaria idiota.
    Me ajude por favor isso td q falei é o resumo do resumo pq se eu for falar td msm seria uma eternidade.
    Me ajude por favor���

  56. vanesssaResponder

    bom ja a minha historia e assim namorei um ano com um cara que tem a loja perto do meu serviço e do meu bairro também,no começo era tudo maravilhoso até que começamos a brigar,mais sempre conversamos ate que um dia viajamos para buzios fizemos uma viagem perfeita ele era muito carinhoso me ajudava em tudo nao tinha nem o que reclamaar dele um namorado perfeito ate que voltamo de viagem domingo e na segunda ele me manda uma mensagem de bom dia e falando que era melhor sermos so amigos porque ele queria passa um tempo sosinho tal sofri muiot fui ate a loja dele me humilhei chorei pra volta ne uma semana perdi 6 kilos nao quewria trabalha porque via ele tal ate que um dia decidi ligar pra ele,e uma menina atendeu o telefone dele ,na hora meu mundo caiu porque enguanto eu tava sofrendo e ele ja tava com outra,peguei a faca a pnto de me mata ate que a menina falou que ja tava com ele a 3 meses eu fiquei com tanta raiva pq ele tava comigo e com outra e ela nao sabia de mim e nem eu dela,ate que marcamo e desmacaramo ela humilhou ele e eu tambem fizemos barraco na frente de todo mundo ate que depois desse barraco nunca mais falei com ele nem o procurei tem um mes que acoteceu isso tudo e descobri que ele ta com a outra menina,to pessima pois vejo ele todo dia toda hora meu coracao acelera,as vezes da um arrepedimento ,mais ao mesmo tempo penso que ele me traiu feio e que se mesmo que se voltassse nao ia da certo pois nao ia ter mais confinçã entao o jeito e eu me conteter depois que separei dele nao fiquei com niguem ainda porque to muito fria e chateada penso que um da podemos voltar mais ele nem me procura e ta feliz com a outra menina as vezes penso como eu queria estar no lugar dela o que fasso? como esqueço esse cara se vejo ele todo dia?? e no dia que eu ver os dois juntos na rua ?? sofro muito com issso :/

  57. ROSEResponder

    Andresa vc nao esta sendo idiota, o amor nos deixa assim vulneraveis mesmo, meu conselho pra vc éo seguinte: tire um tempo pra vc,procure nao focar no relacionamento por uns dias, sai com os amigos, se possivel viaje. Fique um tempo sem falar com ele. E tente nao focar nas coisas boas estre vcs, perceba as coisas ruins que vem passado. Se mesmo depois desse tempo vc nao esquecer

  58. ROSEResponder

    se mesmo assim vc nao esquecer,procure ajuda de algum amigo ou profissional,porque vc nao merece ficar depressiva por conta dele.

  59. Filhos Amados de DeusResponder

    Entregue nas Mãos de Deus.
    Se for da Vontade Dele, vocês ainda serão muito felizes juntos.
    Não se desespere.
    Creia sempre Filha Amada

  60. Danielle Responder

    Boa tarde amadas,
    Eu conheci uma pessoa e de primeira nos envolvemos passamos quatro meses juntos e por obra do destino eu descobri que ele é casado.
    Descobri muitas mentiras, a cada dia sofro mais, minha alma chora em ver que fui tão burra e ainda o amo. Hoje ele diz q não está com a esposa, mas eu nunca sei de nada. Gente o que eu faço? Não aguento mais tanta tristeza

  61. AndyResponder

    estou precisando de um conselho direto!
    Namorei por 2 anos,os melhores e piores dois anos da minha vida,meu ex sempre foi muito louco,apaixonado por mim,sempre me tratou muito bem,com carinho,me dava presentes, e todos os dias dizia oque sentia por mim,porém com o tempo nos começamos a brigar muito,mas sempre voltávamos ao normal,largamos e separamos muitas vezes,uma delas até acreditei que era para sempre,mas depois de um mes voltamos, mas depois a relação esfriou,sim da para ver que existe amor,mas não era mais aquela loucura,aquele medo de me perder,as vezes eu não queria sair com ele e isso fazia ele ficar tristepois dizia que não tinha uma companheira, e em uma noite eu disse que queria não gostar dele para não sentir vontade de ficar junto o tempo todo,e ele disse para parar de gostar,e ai começou a discussão porém amigável porque estávamos conversando com sinceridade, e ele disse que me ama,mas que não estavamos mais felizes juntos,que ia se arrepender mas era o melhor para nos,que tinha acabado,que não tinha volta.
    Eu morrooo de vontade de ir falar com ele,porém tenho medo de ouvir um não,não quero voltar,oque devo fazer? Tenho medo de não ir atrás e ele achar que eu nunca me importei porém tento não ir atras para não sufocar. Me ajudem!

  62. ana beatrizResponder

    eu terminei cm meu namorado sofri que so pois ele mentiu e traiu .eu so apenas exclui ele pra não cria contato cm ele nem nada mais amo demais ele ainda ele ja pediu pra mim volta mais a dor e maior que senti .

  63. AmandaResponder

    Bela, concordo com cada palavra. Principalmente na parte de não ter amizade com ex, é inevitável não sentir uma raiva ou dor porque querendo ou não a gente ás vezes se vê incomodada. Vivo isso no momento. Meu ex quer me manter por perto e isso me machuca, mas aos poucos estou cada vez menos me importando e cada vez mais monossilábica. E a sua opinião fortaleceu mais ainda o que acredito. Você é demais! Te amo

  64. AnonimoResponder

    Vai lá e fala com ele, mostre que se importa e quer voltar.
    Isso é lutar pelo relacionamento, se ele não quiser, ao menos vc vai saber que tentou e ele vai saber que vc se importa sim.

    Se não der certo de voltarem, ao menos houve a tentativa.

  65. arielenResponder

    estou em um relacionamento que, ficamos brigando, termina e volta,já não aguento mais essa situação, mais gosto dele, sempre eu que termino e sempre voltamos, brigamos por besteiras ele não cede e eu tb não, só que tenho 24 anos e quero dar um rumo na minha vida intima, e ele tem 37 e já não pensa o mesmo, o que devo fazer?

  66. deisekellyResponder

    Boom
    Namorei um cara 1. Ano só sobre idas e vindas tbm, mais chegou um tempo que a gente tava só brigando aí veio alguns problemas etc ele decide ir embora e a gente terminou, ele me pediu a amizade entre nós eu disse q tudo bem, mais chegou um tempo q a gente nem se fala mais, mais tenho ele em todas as minhas redes sociais, um dia desse ele foi falar com uma amiga minha perguntando sobre mim se eu já tava namorando com alguma pessoa etc falou q ainda me amava mais q não teria coragem de falar cmg e eu tbm gosto dele mais prefiro fikar na minha

  67. Manuelle Castro P.Responder

    Isabella

    Tudo bem ?
    Meu nome é Manuella tenho 19 anos, gostaria de saber sobre alguns conselhos quero muito meu namorado de volta, namoramos um ano começamos a brigar muito por uma ex mulher que teve um filho dele o bebe vai fazer um ano conheci ele quando ela ainda estava gravida mas eles estavam separados, ela fez um inferno pra nos terminarmos , e mesmo que não tenha sido exatamente por ela, ela foi um dos principais fatores do termino.
    Isabella já tem 3 messes que estamos separados, não ficamos si quer um dia sem se falar. Ele fala que me ama , mais que tem medo de voltar por conta de que ele não confia em mim, ele já mentiu muito eu tenho medo de sofrer mas ainda a família dele não me aceita pq querem ele com a ex , mais eu o amo apesar dos pesares não sei o que eu faço eu acho que ele me ama mas a família dele também o influencia muito apesar dele morar sozinho, ser independente, mas ele não gosta que vá atras sempre me falou que gosta de mulher difícil, Sempre que nos brigamos apesar de separados pedia pra que ele não me mandasse mais mensagem, mas ele me mandava mesmo assim anti ontem brigamos falei se ele queria se separar definitivamente ele disse que sim, desde então ele não me mandou mensagem , e nem nada e nem eu a ele , mesmo morrendo de saudades pois ele trabalhava comigo mais saio daqui pela crise que a empresa está enfrentando, Isabella eu ja nao sei mas o que fazer pois acho que se ele gostasse da ex estaria com ela , mais se ele gostasse de mim estaria comigo. O que eu faço pra te-lo novamente, se tiver alguns conselhos por favor me ajude eu o amo.

    beijos

    aguardo respostas .

  68. Damille Responder

    Olá, meu nome é Damille tenho 21 anos, primeiramente quero agradescer a essa Escritora que para mim se tornou um espelho em relação ao desapego, confesso que não sou muito fã da leitura (sempre odiei português), porém o primeiro livro “Não se Apegue não” (primeiro livro que li por inteiro em toda minha vida) despertou algo dentro de mim que não sei explicar. Por fim ham a minha dúvida é: eu terminei com um “namorado” à 2 meses, analisando opiniões diferentes em relação a esse namoro que eu terminei aliás namoro esse que teve inicio da parte dele… Certo dia conversando pelo Waths ele me disse algo que me machucou profundamente algo do tipo que teria medo de nao corresposder aquilo que eu esperava dele como Me AMAR um dia, pois ele não sabia bem o que seria esse sentimento que estava conhecendo “agora” com o filho dele (há ja falei que ele tem um filho? é ele tem um filho de 8 meses) e que não sabia se um dia poderia ter uma história comigo… analisando as opiniões das minhas primas uma dela me intrigou a pergunta dela e afirmação ao mesmo tempo seria: – você amava ele? Logo respondi que não ( faziam exatamente 2 meses que fizemos juntos, revente de mais para dizer um eu te amo). Logo ela disse entao você nao poderia cobrar algo dele aquilo que você não sinta por ele! Puff! Nao sei o que dizer quanto a isso por um lado ela esta certa por outro poxa ele tem um filho tdo bem que isso não impedia muito ou impedia é nos privava de muitas coisas, mas poxa os dois meses que fiquei com ele foram marcantesbdemais para uma pessoa como eu que sempre gostei e nunca fui correspondida… até hoje gosto de uma menimo inclusive ele eh de MG � mas nunca fui correspondida por ele… mas enfim minha dúvida é sera que vou atraz dele ao menos por uma chance? Para ver nobque dar ou eu de desapego de vez? Me ajudem….

  69. Beatriz SilvaResponder

    Então!!!
    Eu terminei um relacionamento de 1 ano a 10 meses, 4 meses depois do termino ele começou a namorar, hoje os dois tem 6 meses de namoro.
    Não vou negar, me arrependo amargamente por ter terminado,a falta que ele faz me consome.
    Ele me bloqueou em todas as redes sociais, e a ultima coisa que ele me disse antes de me bloquear no WhatsApp foi “Eu Te Amo”.
    Acho que se ele realmente me amasse, não teria começado um relacionamento com outra pessoa, e não teria me falo que esqueceu tudo que um dia a gente viveu.
    Eu sei, estou super errada de ainda “AMAR” ele, mais oque fazer, se ele foi o primeiro amor verdadeiro da minha vida?
    Gostaria muito que existisse um remédio que curasse a dor que eu sinto todos os dias.
    Tudo tem o poder de me lembrar ele.
    Não sei mais oque fazer, todos os dias, há 10 meses eu choro a falta amarga que sinto dele.
    Nada consegue me ajudar,nenhum texto, nenhum abraço e nem tentar ficar com outra pessoa.
    Eu simplesmente acho, que minha vida já acabou,estou apenas fazendo hora na terra.
    Não amo mais nada, apenas ele e as lembranças que me restaram.
    Eu não tenho mais Amor Próprio.

  70. ViniciusResponder

    Algum brother ai tentando entender as mulheres? rs Brincadeira meninas! Nem comecei algo e infelizmente já terminou! Queria achar algo aqui… rs Mas tem respostas que só nos mesmos temos.

  71. oi sou carlosResponder

    terminei com ela porque eu nao gostava que quando ligava e nao me atendia, mas o pior e que a mae dela era contra e demais me humilhava muito com palavras , e por isso eu comecei a brigar com a minha ex , mas amo ela demais que devo fazer ? agora com todo esse desgaste ela nao me quer mais? sera que dar um tempo e eu para de ficar ligando a volta?

  72. AmigaResponder

    Beatriz querida estou passando pela msm coisa porém uma semana atrás pedi p voltar, ele disse não, o motivo quer passar o ano novo em festa e o carnaval c amigos dele. Hj sinceramente estou bem melhor o rapaz me fez muito feliz, mas quero me sentir amada tenho sede de amar e ser retribuída. Uma coisa que me ajudou muito, foi pensar no tipo de homem e relacionamento q quero. Apesar das mil qualidades dos momentos maravilhosos, ele n me fez sentir amada só frases de eu te amo, saudades.

  73. queli freitas Responder

    Eu quero muito ele de volta logo?
    Eu quero muito ele de volta?
    Publique esta simpatia por três vezes;basta copiar e colar em um forum diferente esta sipatia abaixo e logo em 48 horas você terá uma linda surpresa;ainda esta noite de madrugada o teu amor dará conta de que te ama;algo assim acontecerá entre 1 e 4 horas da manhã;esteja preparada para o maior choque da sua vida.Se romper esta corrente,terá má sorte no amor.Se seguir Deus vai te abençôar e sua vida não será mais a mesma.Leia sozinha,porque funciona mesmo.Dá certo!

    Diga para você mesma o nome do único rapaz ou moça com quem você gostaria de estar.(três vezes)

    Pense em algo que gostaria de realizar na próxima semana e repita para você mesma(seis vezes)

    Se você tem um desejo , repita-o para você mesma, venha cá anjo de luz eu te invoco para que desenterre M.P.S de onde estiver ou com quem estiver e faça ele me telefonar ainda hoje, apaixonado e arrependido, desenterre tudo que esta impedindo que M.P.S venha para mim D.D.S, afaste todos aqueles que tem contribuido para o nosso afastamento e que ele também não pense mais nas outras…mas somente em mim. Que ele me telefone e me ame. Agradeço por este seu misterioso poder que sempre dás certo. Amém

  74. Geovana Responder

    BOM DIA MEU NOME E GEOVANA, tenho dificuldades de conhcer pesoas , fazer amigos , so muito sozinha aqui, tinha um namorando de 5 meses no estavamos brigando muinto , eu sempre q brigava , pela falta de atneçao dele c migo, por ele pasavamos ate mes se nos vermos , ai cobrava sempre, ele e muito firo, fui varias vezes na casa dele p terminamos mas ele n tinha atitude nenhuma falava q gostava de mim e que na queria termina , a ultima briga ele disse que ia procura ajuda, q ele realmente se tornou uma pessoa fria, as no ultimo dia do ano 31 tava certo p agente passa o ano novo junto, e antes de ir p casa dele logo de manha ele me mandou uma texto enorme pelo cel, dizendo q nao me amava e n gostava o suficiente de mim p muda a vida dele, e acabou c migo , falou coisas horríveis q doeu muito ,aquele momento meu mundo acabou , ultimo dia do ano , n tinha como fica feliz comemora, eu n pedi p ele muda so queria fazer parte da vida dele, sempre fui compreensiva, liguei p ele eu estava na rua sozinha , imagina meu desespero , ai disse que ele era um monstro de fazer aquilo c migo daquele dia naquela data, ele me pediu desculpas e disse q n era p ter mandando a mensagem mas estava sendo sincero , mesmo assi fui passa o ano novo c a família dele , no outro dia fui p casa, mas iso de tanto q ainda n me recuperei ja pedi p volta e ele disse para ter calma q se deus quiser vamos fica junto , to desesperada , n sei o faço , ele n responde mais minhas mensagens , sei o que faze, n consigo me controla , chora noite e ida , qual concelhos vocês me dão?

  75. VirginiaResponder

    Eeei Isabela! Fiquei feliz de ler o seu post e descobrir que, do seu ranking, só fiz uma coisa (que foi excluir, mas porque as postagens dele me magoavam), hahahaha! Adoro seus livros e seu blog. Um beijão!

  76. Psicologo Grátis por um diaResponder

    PROPOSTAS PARA NÃO MORRER DE AMOR QUANDO JÁ NÃO NOS AMAM MAIS

    1. Aprender a perder, mesmo que doa

    Faz sentido perseguir algo ou alguém que já fugiu ao nosso controle? Foi embora, não está mais aqui, já não quer estar, para que insistir? Algumas coisas são impossíveis; não importa o desejo e a vontade que tenhamos. O que você acharia de alguém que tivesse um chilique e se contorcesse de raiva porque está chovendo? Não seria melhor pegar o guarda-chuva em vez de choramingar e reclamar da água? Aprender a perder é a capacidade que uma pessoa tem de discernir o que depende dela e o que não, quando insistir e quando se deixar levar pelos fatos. Não faz muito sentido “convencer” alguém a nos amar (o amor não segue esse caminho), mas podemos limpar a mente para deixar entrar uma pessoa que se sinta feliz por nos amar. Cada gota de energia e suor que você investe em se lamentar pelo que poderia ter sido e não foi será mais bem empregada na cura de sua alma. Quem ama a si mesmo utiliza essa frase afirmativa e orgulhosa, saudável enfim: Se alguém não me ama, não sabe o que está perdendo. Como consolo, digo que conheci uma infinidade de pessoas que foram abandonadas e, com o tempo, acabaram agradecendo a ruptura porque encontraram alguém melhor. Pense nos amores que passaram por sua vida, no que representaram na época, naquela adolescência cega e frenética de amor, e olhe para tudo isso agora com a perspectiva dos anos. Provocam-lhe algum impulso irrefreável, algum sentimento incontrolável: agitam-no, mobilizam-no, angustiam-no? Não, não é mesmo? A memória emocional deu lugar a uma memória mais conceitual, mais fria e inteligente. Muitas dessas recordações não passam de casos passados, elementos de sua história pessoal e parte de seu currículo afetivo. E você teria feito qualquer coisa para manter esses relacionamentos! Na época, você pensava e sentia que ia morrer em cada adeus, em cada amor não correspondido, e atualmente não lhe fazem nem cócegas. Pois o mesmo vai acontecer com a pessoa que hoje deixou de amá-lo; será só mais uma recordação, cada vez mais asséptica e distante. À medida que o tempo passar e você começar a viver sua vida, chegará a calma. Não há remédio para esse tipo de dor, não há uma pílula do dia seguinte ou para os seis meses posteriores, que é mais ou menos o que dura um luto. É preciso suportá-lo e resistir, como se fosse uma luta de boxe: hoje você ganha um assalto do sofrimento, e amanhã quem ganha é ele. A única coisa com que deve se preocupar é não perder por nocaute, porque se aguentar, mesmo caindo na lona várias vezes, garanto que vai ganhar por pontos

    2. Nos amores impossíveis, a esperança é a primeira coisa que deve morrer

    Nada de futuro. Realismo cru: o aqui e o agora nu e sem analgésicos. Você aprendeu que a esperança é a última que morre, e possivelmente seja verdade em algumas circunstâncias extremas, mas, no amor impossível ou no desamor declarado e demonstrado, a desesperança é um bálsamo. Se já não o amam, não espere nada, não antecipe positivamente: um pessimista inteligente é melhor que um otimista mal informado. Uma adolescente à beira da depressão me dizia: “E se ele voltar a me amar e eu já não o quiser mais?”. Minha resposta foi simples: “Então, você não vai estar nem aí para o fato de ele a amar ou não!”. Amores tardios são amores doentes e indesejáveis. 3. A distorção confirmatória: “Ainda me ama” O desespero pode levá-lo a acreditar que, por algum passe de mágica ou sabe-se lá que feitiço, tudo voltaria a ser como antes: “Se eu desejar com todo meu coração, meus sonhos se tornarão realidade”. Pura quimera, com um toque de alucinação. A esperança irracional e injustificada faz a mente distorcer a informação, e começamos a ver o que queremos ver e a sentir o que queremos sentir. Um olhar, um sorriso, uma expressão, um gesto, uma ligação, tudo é interpretado como um renascimento do velho amor. Um paciente, à beira do delírio, apresentava-me seus próprios sentimentos como prova de que sua ex ainda o amava: “Eu sei que ela me ama. Eu sinto, a sensação me chega, é como uma premonição”. Armado de uma confiança à prova de bala, tentou a reconquista, e o que conseguiu foi uma denúncia por assédio. Em outro caso, uma mulher havia pedido ajuda porque seu namorado a havia trocado por sua melhor amiga. Em uma sessão, ela comentava cheia de otimismo: “Ontem eu o encontrei depois de quatro meses e tenho certeza de que continua me amando. Pelo jeito como olhou para mim, sei que não me esqueceu. Entendi isso quando me deu o beijo de despedida. E tenho certeza de que flertou comigo”. Alguns dias depois, na mais profunda tristeza, ela me dizia: “Estou confusa, não sei o que pensar. Acabo de saber que ele vai se casar com ela. Ele me mandou um convite!”. Armações da mente, enigmas patrocinados por um coração que se apega ao pensamento mágico. “Ainda me ama, mas não sabe.” Há maior autoengano que esse? Ouvi isso de uma garota que estava havia três anos com alguém que nunca lhe havia dito que a amava. O amor romântico não é mágico, é o resultado de uma realidade que construímos com esforço, guiados pelo sentimento e por nossas crenças. Infelizmente, algumas são francamente irracionais.

    4. Para que se humilhar?

    A humilhação, em qualquer uma de suas formas: suplicar, jurar, “baixar a cabeça”, escravizar-se ou elogiar excessivamente o outro, tem um efeito bumerangue. Más notícias para os que aderem a um amor sem limites: a submissão, com o tempo, irrita. Restava um pouco de afeto? Perde-se; Havia um pouco de respeito? Acaba-se. Quer que tenham dó de você? Quer dar mais poder à pessoa que não o ama? Quer aumentar o ego dela? Se fosse tão fácil convencer o desapaixonado! Como salvar a autoestima de um lacônico e lastimoso “por favor, me ame!”? As palavras não vão modificar o comportamento de quem não sente nada por você. Aceite isso com maturidade. Para que se humilhar se com isso não vai conseguir ressuscitar o amor? Um recesso ajuda. Voltar a falar com sua família, recuperar suas raízes, aqueles valores que lhe pertencem e que hoje parecem difusos por conta do afã e desespero de um amor que não lhe convém. Enfie isso em sua cabeça e em seu coração: princípios não se negociam. Se você quer sofrer, chorar e acabar com todas as lágrimas, gemer em voz alta, arrastar-se pelo quarto quando está sozinho… se quer fazer isso e muito mais, faça, mas não entregue sua soberania, não esmague seu ser. Sofra o quanto quiser, mas não machuque seu amor-próprio.

    5. Cerque-se de gente que o ame

    Algumas pessoas se especializam em jogar sal nas feridas. Isso já não aconteceu com você? Imagine que sua “melhor amiga” lhe diz: “Você perdeu um grande homem. Ele era o melhor, entendo como você se sente”. Como assim? “Um grande homem” ou “o melhor”? Não há dúvida: inveja ou malquerença acumulada da suposta amiga. Qual a necessidade de fazer um comentário desses a uma desesperada quase moribunda? Quem nos ama de verdade toma partido e nos defende, tenta nos puxar para cima, não importa se temos razão ou não, preocupa-se conosco e pronto. Sabe essa mulher que adota o papel de camarada e lhe recorda a cada instante quão estúpida você foi ou é? Deixe-a de molho, afaste-se, e, se quiser fazer uma catarse, mande-a catar coquinho na descida! E também aqueles amigos que pretendem ser “objetivos” e procuram equilibrar o que não pode ser equilibrado. Eu me refiro a quem, em tom de conselho, diz: “É verdade que ela era uma mulher muito complicada, mas há de reconhecer que você não é nada fácil”. Que hora para ressaltar seus defeitos e fraquezas!Vá limpando o caminho e o habitat afetivo. O que você necessita é apoio, suporte afetivo, silêncios compartilhados, o tapinha nas costas, a palavra de ânimo, o amor da família, dos que buscam diminuir seu sofrimento. Precisa de “gentis mentirosos” que lhe digam que você é demais, atraente, bom partido ou qualquer outra coisa que faça bem a seu maltratado “eu”. A crítica construtiva deve ficar para depois que passar a tempestade. Você precisa sair do buraco, e nesse processo aqueles que gostam de você de verdade ajudarão muito. E é aí, nessa base segura da amizade, que irá reconstruindo sua capacidade de amar, pouco a pouco.

    6. Afaste-se de tudo aquilo que faça lembrar seu ex

    Nada de romantismos melados. Além do mais, que romance, se já não tem com quem? Você não precisa frequentar sozinho os lugares contaminados de recordações afetivas. Para que ocupar “o breve espaço em que você não está” e apegar-se à música, aos cheiros, aos presentes? Às vezes, mergulhar fundo na recordação e sofrer até onde o organismo aguente tem uma função terapêutica, mas é melhor que essas “inundações” sejam dirigidas por um profissional especializado no assunto. Tente criar a seu redor um microclima de paz que se reflita em seu interior; limpe seu lugar e gere um novo ambiente motivacional. Lembre-se: não há mais esperança, já deixaram de amá-lo, é irrecuperável. Então, o que você está esperando? Jogue fora, empacote e doe tudo o que tenha restado da relação. Comece do zero, mas comece.

    7. Aplique a técnica do stop

    Cada vez que surgir um pensamento referente a ele ou ela, uma imagem ou uma recordação, bata palmas e diga em voz alta: Stop! É um “pare”, um “alto lá” que desorganiza o pensamento por alguns instantes e lhe dá um respiro. Depois de tentar algumas vezes, não precisará mais dizer em voz alta; o stop simplesmente fará parte de sua linguagem interna. Não é a grande solução, mas ajuda e alivia. Não se tranque em sua própria mente, nem se afaste das pessoas. É bom ir ao cinema (mas não a filmes de amor ou de doces vampiros), comer fora (não ao lugar aonde você ia com ele, nem pedir o prato favorito dele), visitar um amigo (proibido falar do assunto), enfim, sair, expor-se ao mundo e ao próximo. Embora seja difícil acreditar, o sol continuará nascendo e o movimento da vida não deterá seu curso. Repito: quando se vir em algum ritual negativo motivado pela saudade, escrevendo sua própria telenovela, use o stop, e a trama se dissolverá até um próximo capítulo.

    8. Recorde tanto o bom quanto o ruim

    É uma distorção típica. A mente gosta da nostalgia, regozija-se nela e se autocompadece sempre que pode. Não faz muito sentido exaltar e recordar os “anos gloriosos” nem os “belos momentos”. Equilibre! Sem precisar cair no tédio visceral, balanceie a informação: não esqueça o negativo, não santifique a quem já não o ama. Não adoce o desagradável, não desculpe o que merece ser repudiado. O sexo não era bom? Ele era egoísta? Ela foi infiel? Era indiferente? Não tinham do que conversar? Não esconda isso! Puxe-o da memória, reproduza os fatos! Não digo para amaldiçoar nem se deixar pegar pela vingança ou pelo ódio; o que proponho é ter consciência do lado ruim da relação. Porque, se você começar a maximizar e exagerar os atributos positivos do outro, será mais lento e difícil elaborar o luto. Separar-se de um anjo é muito mais complicado que de um ser humano.

    9. Se você tem filhos, una-se a eles

    Não me refiro ao apego doentio. Nem sugiro que deixe de lado seus outros papéis para se transformar exclusivamente em pai ou mãe. Mas os filhos são parte de uma missão que está incorporada em nossos genes. Seus filhos são parte de você, e o amor que sente por eles e que eles sentem por você vence praticamente todas as provas. Então, dedique-se a eles, a esse amor genuíno e descontaminado; veja-os como algo que o alegra e torna a vida mais fácil. Eles não têm culpa e precisam de você forte e eficiente. Por mais triste que se sinta, você tem que continuar educando-os, cuidando deles, estando a seu lado. A fórmula parece funcionar assim: seu ex o afunda, seus filhos o puxam para cima. Seu ex não é nada seu, seus filhos são seu sangue; seu ex não o ama mais, seus filhos o amam incondicionalmente. Não é só o amor romântico que nos realiza: o amor aos filhos também.

  77. Psicologo Grátis por um dia (continuação 2)Responder

    A dependência afetiva é um vício

    Depender da pessoa que se ama é uma maneira de se enterrar em vida, um ato de automutilação psicológica em que o amor-próprio, o auto-respeito e a nossa essência são oferecidos e presenteados irracionalmente.

    Quando a dependência está presente, entregar-se, mais do que um ato de carinho desinteressado e generoso, é uma forma de capitulação, uma rendição conduzida pelo medo com a finalidade de preservar as coisas boas que a relação oferece.

    Sob o disfarce de amor romântico, a pessoa dependente afetiva começa a sofrer uma despersonalização lenta e implacável até se transformar num anexo da pessoa “amada”, um simples apêndice.

    Quando a dependência é mútua, o enredo é funesto e tragicômico: se um espirra, o outro assoa o nariz. Ou, numa descrição igualmente doentia: se um sente frio, o outro coloca o casaco.

    “Minha existência não tem sentido sem ela”; “Vivo por ele e para ele”; “Ela é tudo para mim”; “Ele é a coisa mais importante da minha vida”; “Não sei o que faria sem ela”; “Se ele me faltasse, eu me mataria”; “Eu venero você”; “Preciso de você”; enfim, a lista desse tipo de expressões e “declarações de amor” é interminável e bastante conhecida.

    Em mais de uma oportunidade, as recitamos, as cantamos embaixo de uma janela, as escrevemos ou, simplesmente, elas brotam sem nenhum pudor de um coração palpitante e desejoso de transmitir afeto.

    Pensamos que essas afirmações são demonstrações de amor, representações verdadeiras e confiáveis do mais puro e incondicional dos sentimentos.

    De forma contraditória, a tradição tentou incutir em nós um paradigma distorcido e pessimista: o amor autêntico, irremediavelmente, deve estar infectado de dependência.

    Um absurdo total. Não importa como se queira argumentar, a obediência devida, a adesão e a subordinação que caracterizam o estilo dependente não são recomendáveis.

    A epidemiologia do apego irracional é preocupante. Segundo os especialistas, metade das consultas psicológicas se deve a problemas ocasionados ou relacionados com a dependência patológica interpessoal.

    O que você acha desta declaração fervorosamente amorosa e esotérica? “Prometo amá-la daqui até a eternidade, em todos os planos astrais, em todas as dimensões existentes e em cada vida que reencarne.”

    Podemos ativar um sistema de resistência psicológica para nos defender de outros amores, mas jurar amor eterno é demais. Compromissos devem ser feitos com base em questões que dependem de nós: “Tentarei ser fiel, serei respeitoso, não tirarei vantagem nem o explorarei, serei honesto e sincero”, enfim, atitudes que realmente posso assumir.

    Se você não consegue viver sem alguma coisa ou sem alguém, se acha que sua vida só tem significado se estiver vinculada a determinadas relações, precisará se agarrar a elas para assegurá-la, achando que “é tudo o que você deseja”, ou seja, se ela o define e contribui para elevar seu valor pessoal, você com certeza já está nos pantanosos terrenos do apego.

    Se você tem um apego, não é dono de suas ações. Está sob a direção e o domínio de algo ou alguém que age como um amo, e você se comporta como um escravo obediente e enfeitiçado.

    Acabará perdendo a liberdade interior e a capacidade de decisão, como se tivesse vendido a alma ao diabo. O apego é uma doença que nos suga toda a energia vital.

  78. MarcosResponder

    Então, minha ex terminou comigo (de novo), mas dessa vez ela posta nas redes sociais que nao esta nem ai, eu ja fui atras e ela se mostra irredutível, inabalável… isso tem uma semana e meia, 2 anos e meio de namoro, eu ainda a amo e queria reatar e ela tbm disse que ainda me ama mas que nao da mais pra levar esse relacionamento. Oque eu faço? Quanto mais eu insisto, menos ela quer me ver, mais ela tem certeza do termino. Ja apagou nossas fotos e tudo mais. Eu to sem saber oque fazer. Tem uma semana que falei com ela, mas o aniversario dela ta chegando e ela me disse que espera que eu mande msg. E ela ja terminou comigo 4 outras vezes, 2 sem motivo algum, so confusão na cabeça dela, uma pq eu tomei ecstasy e ela é muito careta, 1 pq eu fui pra uma festa escondido e uma mina me beijou la e ela ficou sabendo, e agr 1 ano dps da última vez que ela terminou, ela ta terminando pq eu desconfiei dela…. Como resolver?
    (Ps. Terminei um namoro de 1 ano pra ficar com ela, ja gostava dela antes desse namoro, mas larguei tudo pq nao conseguir esquece-la)

  79. Andréa Cristina MouraResponder

    A nossa autoestima fica muito abalada, logo primeiramente temos que voltar a gostar de nós mesmas para que o universo conspire positivamente e o mundo volte a sorrir para nós. E quando sua polaridade estiver positiva você terá mais chance em escolher o que quer realmente para sua vida, se é ainda o ex ou um novo amor.

  80. Elisangela Responder

    Como faço pra te o cara que amo de volta?

  81. james bondResponder

    pow beatriz que barra hein

    me diz pq vc terminou com o teu ex? … pra ter se arrependido depois, sendo que se vc terminou entao vc tava ciente que nao o queria mais.
    pow quando vc terminou com ele , ele corria atraz de vc? espero que vc esteja melhor abaços

  82. leticia bruna Responder

    Eu namorei um rapaz a um ano durante esse ano brigamos muito pelo fato de ele achar q é normal ter amizade cm uma ex pq conhece ela há doze anos tem uma semana q terminou cmg mas gosto dele ainda será devo confiar nessa amizade mesmo ela tendo namorado tbm ?

  83. HakResponder

    oração para ser pedida em namoro

    Assim como o dia é dia e a noite é noite, tudo tão real, nosso amor é real, isso faz com que você (fulano) acorde para a vida e venha ate mim (seu nome). Nosso amor é verdadeiro, você vai enxergar isso agora, assim que esta oração se publicar você (pensar no nome dele ou dela) vai perceber isso e vai me procurar, mesmo que seja por telefone, para ficar comigo para sempre, enquanto o amor durar e trouxer felicidade a nós dois.

    Que ele há de me pedir em namoro, porque é isso justamente o que deve fazer, e também porque já descobriu em seu coração que me ama de verdade e que quer ficar comigo, enquanto formos felizes juntos.

    Assim é, e assim será! Conforme a vontade do Pai Celestial e dos Querubins do amor. Ajude-me, Jesus e Anjos misericordiosos, por favor! Faça com que ele(a) (pensar no nome dele ou dela) venha ao meu encontro ou me ligue, declarando seu amor por mim, dizendo que não quer me perder nunca, para que nós continuemos juntos hoje e sempre, que ele(a) diga que me quer por toda a sua vida.

    Que assim seja, se esta for Sua vontade e for nos trazer felicidade!

  84. Tânia RosaResponder

    “O segredo é não correr atrás das borboletas… É cuidar do jardim para que elas venham até você.”
    (Mário Quintana)

  85. tataResponder

    Cruel, tbm estou sofrendo por um amor do passado que voltou pra minha vida fez merda e caiu d novo. eu o amo tanto no entanto nos ignoramos quando nos vemos.. ele me xinga.. me chama de babaca, otária etc.. e ele agora fica com conversinha pro lado da minha irmã querendo encontra-la sendo que já está fiando com outra pessoa…

  86. Brenda CarvalhoResponder

    Bom, a minha história é a seguinte… Eu estava com um garoto que morava em outra cidade, a gente não namorava porque eu não podia e então ele disse que me esperaria. Nós nunca tínhamos nos visto pessoalmente, e não nos vimos ainda. Mesmo não namorando nós ficávamos falando como se fossemos um casal, se chamando de amor, falando “eu te amo” essas coisas e tals. Ele me prometeu que só ficaria comigo, que só me queria porque gostava muito de mim. Então um dia ele me contou que tinha ficado com outra garota, que eles namoraram por algum tempo, mas que depois ela o largou. Ele disse que estava muito arrependido, que ainda me amava muito e que não iria fazer mais isso, eu disse que não era trouxa e não queria mais nada com ele. Depois de três dias ele me mandou menagem novamente, falou que estava com saudades e que me queria de volta, mais uma vez eu disse que não queria mais nada porque não era trouxa. hoje faz uma semana que ele não me manda mais nada e aparentemente, pelos posts nas redes sociais, ele já está em “outra”, só que notei uma coisa muito estranha em mim, depois que ele de se foi eu fiquei pensando nele o dia todo, bem mais do que era antes, e ainda tem mais, eu choro quando vejo as fotos dele, eu me culpo por esse ” término” apesar de não termos rido algo sério. Muito trouxa, eu sei. Preciso que falem em relação a isso, por favor!!

  87. Brenda CarvalhoResponder

    Bom, a minha história é a seguinte… Eu estava com um garoto que morava em outra cidade, a gente não namorava porque eu não podia e então ele disse que me esperaria. Nós nunca tínhamos nos visto pessoalmente, e não nos vimos ainda. Mesmo não namorando nós ficávamos falando como se fossemos um casal, se chamando de amor, falando “eu te amo” essas coisas e tals. Ele me prometeu que só ficaria comigo, que só me queria porque gostava muito de mim. Então um dia ele me contou que tinha ficado com outra garota, que eles namoraram por algum tempo, mas que depois ela o largou. Ele disse que estava muito arrependido, que ainda me amava muito e que não iria fazer mais isso, eu disse que não era trouxa e não queria mais nada com ele. Depois de três dias ele me mandou menagem novamente, falou que estava com saudades e que me queria de volta, mais uma vez eu disse que não queria mais nada porque não era trouxa. hoje faz uma semana que ele não me manda mais nada e aparentemente, pelos posts nas redes sociais, ele já está em “outra”, só que notei uma coisa muito estranha em mim, depois que ele de se foi eu fiquei pensando nele o dia todo, bem mais do que era antes, e ainda tem mais, eu choro quando vejo as fotos dele, eu me culpo por esse ” término” apesar de nao termos tido um namoro em si. Muio trouxa, eu sei. Mas por favor, me ajudem, me dem dicas, falem a respeito!! Obrigada!